Cerca de 200 morcegos invadem apartamento em MG

Um grande número de morcegos invadiu um apartamento em São João del Rei, no Campo das Vertentes, na manhã desta quinta-feira (5). O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada dos animais. A quantidade surpreendeu a equipe que atendeu a ocorrência. “Nós estimamos cerca de 200 morcegos. Nunca vimos algo assim. Foi totalmente atípico”, disse o cabo Pablo Gottardo Silva, do 2º Pelotão de Bombeiros Militares da cidade.

Veja vídeo:

De acordo com relato da moradora de 52 anos aos Bombeiros, a invasão aconteceu quando ela abriu a janela da sala do apartamento no 11º andar, pouco antes das 7h. “Ela disse que abriu a janela para entrar claridade, mas o local foi invadido por ‘uma nuvem negra’. Ela se assustou e se trancou em um quarto, onde ligou para a gente”, explicou Gottardo.

Quando a equipe chegou ao apartamento enfrentou dificuldade para entrar, porque a porta da sala estava trancada e a moradora escondida em um quarto oposto. “Nós a orientamos a se cobrir com um cobertor e atravessar a sala para abrir a porta”, afirmou o cabo. Os seis moradores da casa foram retirados, não houve feridos.

O caso foi registrado no edifício mais alto da cidade histórica, com 12 andares, na Avenida Ministro Gabriel Passos, no Centro. “Não há mata perto. Na verdade, é uma área cercada por igrejas e casarões antigos, onde os morcegos costumam se abrigar. Esta espécie não é a hematófaga, que se alimenta de sangue, é aquela que prefere frutas. É comum ver um ou outro voando por ali [na região], mas a quantidade nos surpreendeu”, disse cabo Gottardo. A assessoria do Corpo de Bombeiros repassou que a suspeita é de que eles tenham vindo da torre da Igreja de São Gonçalo.

Usando um equipamento semelhante a uma rede, os Bombeiros captuaram os morcegos pela janela. “Poucos conseguiram sair sozinhos, porque eles não enxergam bem e estavam confusos por causa da claridade. Além dos que estavam voando, alguns se agruparam na porta, parecendo ‘cachos’. Depois de retirar a maioria deles, fizemos um pente fino e ainda encontramos outros escondidos atrás de quadros e embaixo de móveis”, contou.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, os morcegos foram acondicionados em caixas e serão soltos em uma mata nativa.

G1

Deixe seu comentário