I Congresso da SEMADARE deixou saldo de 14 conversões.

IMG_8784

Jovens no final do congresso experimentam a presença do Espírito Santo, garantida pelo pregador.

Terminou neste domingo, 8, o I Congresso da SEMADARE – Secretaria de Missões das Assembleias de Deus de Acesita e Região – promovido pela regional do Macuco, com a coordenação da congregação do bairro Alphaville, em Timóteo, sob a direção do Pr. Osmar da Silva, que já atuou como missionário no Paraguai, em 2007.

A entidade é presidida pelo Pr. Carmo Matias Gonçalves, que teve atuação discreta durante os dias do evento, iniciado na quinta-feira, 5, e que reuniu praticamente todas as congregações do ministério Adão Araújo, fato que comprovou a pujança da iniciativa. Ônibus especiais cumpriram trajetos estabelecidos pelas lideranças assembleianas de Timóteo, atendendo a diversas regiões que se deslocaram para a quadra coberta da Escola MAMP, no Alphaville.

IMG_8559

Quadra da Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado, no Alphaville

IMG_8560

Parte dos cerca de 30 jovens e adolescentes, da congregação do Alphaville que atuaram como recepcionistas.

IMG_8564

Alguns dos inúmeros homens que garantiram a segurança do evento

IMG_8566

De vários pontos da cidade fiéis fretaram ônibus com destino ao local do congresso.

IMG_8574

IMG_8586

IMG_8588

Messias e Gardênia na abertura do encerramento

Uma equipe de auxiliares, desde a segurança até à recepção, garantiu, com sua competência e dinamismo, o sucesso da logística do congresso. Neste e em outros aspectos ele não ficou devendo nada a outros, tidos como megas.

Apesar da chuva que abateu sobre a região em alguns dos quatro dias do conclave, a multidão não se intimidou com o fenômeno e garantiu um público expressivo, lotando as cadeiras distribuídas ao longo da quadra. Um púlpito de 12 metros serviu para abrigar os pastores convidados, com destaque para os regionais, o presidente, o dirigente da congregação do Alphaville, o regional do Macuco, os cantores e pregadores das quatro noites. Contrariando o que foi divulgado, a cantora Eliane Silva, que reside na cidade e faz parte do ministério que promoveu a congresso,  não compareceu e nenhuma justificativa foi oferecida ao público para a sua ausência.

IMG_8593

Cantor Marcelo

IMG_8596

Adolescentes do Alvorada

IMG_8599

Érica, do Limoeiro

IMG_8602

Presidente da SEMADARE, Pr. Carmo Matias

IMG_8613

Os jovens das congregações do Macuco, Alvorada e São José formaram um grande coral.

IMG_8630

Enaura e o esposo famoso, Pr. Gilvan Rodrigues.

IMG_8632

Pr. Osmar. Vigílias e, agora o congresso, no curriculum como obreiro.

IMG_8646

Cantor Eliezer. Garantia de agenda em Timóteo.

Os pregadores, ungidos, arrebataram a multidão com suas mensagens proféticas. Na sexta-feira, Eduardo Veridiano, do Espírito Santo, se revelou como um grande pregador. Pouco conhecido em Timóteo, o mensageiro, locuaz, que veio acompanhado da esposa, parece, inclusive, ter caído na graça do presidente, Pr. Adão Araújo, considerando a reação dele durante a ministração deste preletor. Eduardo contagiou com suas estratégias, uma delas de ilustrar parte da sua pregação. Ele ainda compareceu no sábado, quando sua esposa, Lídia Veridiano, cantou, a exemplo da sexta-feira.

No sábado e domingo, foi a vez do pastor Gilvan Rodrigues. Visivelmente cansado, sua produção no sábado ficou um pouco abaixo do domingo, quando concentrou sua mensagem no avivamento e visita do Espírito Santo aos seus ouvintes. Foi menos crítico à atuação de diversos pastores, embora tenha voltado a se posicionar contra o “cair pelo poder de Deus”, o “reteté”, visões e profecias, chegando a entrar em contradição a certa altura. Não é favorável ao “cair pelo poder de Deus” mas disse, instantes depois que “quando o Espírito Santo visita uma pessoas cada uma delas tem uma maneira diferente de reagir”. Algumas delas reagem caindo.

IMG_8668

Uma ilustração, tipo clip ao vivo

IMG_8749

O presidente da SEMADARE contribuindo com a SEMADARE, no momento das ofertas.

IMG_8772

IMG_8796

Água (chuva) lá fora e…

IMG_8849

IMG_8800

IMG_8785

E fogo (ação do Espírito Santo) lá dentro.

Os louvores, apesar da inexplicada ausência da cantora Eliane Silva, foi edificante e outra revelação, como a do Pr. Eduardo Veridiano, nesta área ficou por conta do cantor Eliezer, de Belo Horizonte. Dono de uma voz muito possante e comportamento típico dos “bom de palco”, Eliezer arrancou admiração em seus ouvintes, inclusive dos pastores que ocupavam o púlpito. Se não fosse no local onde foi e no tipo de evento que foi, por certo Eliezer teria sido aplaudido de pé em todas as vezes que se apresentou.

Mas o mais importante de tudo que ocorreu no I Congresso de Missões da SEMADARE foi o saldo de 14 pessoas convertidas, conforme divulgou o Pr. Osmar Silva. Este aspecto do evento cobriria qualquer falha que ele, eventualmente tivesse, o que, de fato, não ocorreu. As equipes trabalharam a contento, os obreiros fizeram o dever de casa direitinho, os auxiliares deram conta do recado e a segunda edição desse congresso certamente já é esperada.

Os quatro dias de cultos do congresso no Alphaville alegrou muitos dos membros da Assembleia de Deus do local. “Eles falam muito mal da igreja do Alphaville. Agora eu quero ver”, disse uma das fiéis da congregação, que não terá seu nome divulgado.

IMG_8808

Enaura. Apoio ao marido.

IMG_8821

IMG_8856

IMG_8788

Pr. Gilvan, menos crítico no domingo.

Com isto, mais uma afirmação do ministério e chamada pastoral do atuante Osmar da Silva, um obreiro que, de acordo com os que convivem com ele de perto, tem como característica o carisma e a humildade.

O congresso terminou com fogo e água. Fogo durante os louvores e a pregação. Água, também durante os louvores e pregação. Fogo proveniente da presença do Espírito Santo nas vidas que se renderam à sua ação e água proveniente de nuvens que nos visitam com certa regularidade durante esta época do ano.

O I Congresso da SEMADARE, batizado com fogo, foi uma chuva de bênção que Deus, com certeza, prometeu.

IMG_8867

Correu da chuva e se deparou com fogo.


One comentário to I Congresso da SEMADARE deixou saldo de 14 conversões.

  • Luciano  says:

    Parabéns pelo congresso! Que pena que o Pr Gilvan entrou em contradição! Temos que continuar condenando essas meninices que cada dia que passa está invadindo nossos cultos: retetés, malabarismos, cair no “espírito” e atos proféticos, são a ponta do iceberg das heresias que os pastores permitem entrar na igreja com a premissa de ser avivamento. Pena mesmo o pastor condenar e depois fazer!

Deixe seu comentário